Cinco passos sobre a mágica da arrumação

Quem é que não gosta de ver a casa limpinha e tudo organizadinho né? Ter um ambiente clean e poder chamá-lo de lar é o sonho de muitos. Eu mesma posso afirmar que acompanhar programas de reformas é um vício! Com direito a muitas pesquisas e uma pasta no notebook inteiramente dedicada à inspiração de decoração. Mas, como ter e manter nosso cantinho com a nossa cara e arrumado? 

Foi com esse objetivo que Marie Kondo apareceu na minha vida. Marie é uma japonesa que, desde os cinco anos de idade, se dedica a esse assunto com afinco. Como se não bastasse gostar da coisa, ela também transformou seu maior hobby em profissão e, hoje, é uma personal organizer de muito sucesso. Em 2015, Marie lançou o livro "A Mágica da Arrumação" e caiu nas graças do público por trazer um método simples de organização, chamado de "KonMari". 

Por isso, fui atrás do livro dela e me surpreendi com a facilidade pela qual se trata o método. O livro, que é relativamente curto, tem uma linguagem fluída e acessível, e traz o tema de forma direta ao leitor. Pensando nisso, reuni os principais tópicos desse método para compartilhar com vocês, sem tirar o ânimo de quem quiser lê-lo ainda. Afinal, os exemplos que ela dá no livro contextualizam bem mais. 

1. Descarte! 
Encare esse primeiro item como uma ordem (em duplo sentido mesmo). Um papel que você não precisa mais, uma roupa que não usa há anos, um chaveiro de estimação... Isso não te pertence mais! Jogue fora! Doe! O maior inimigo da organização é o acúmulo e o apego às coisas que já não desempenham nenhuma utilidade na nossa vida.

2. Isso te traz alegria? 
Quando estiver separando o que deve ser passado adiante e tiver dúvidas do que deve permanecer, aplique essa pergunta. Olhe para aquela blusa verde musgo guardada no fundo do armário e se questione: "isso me traz alegria?". Caso a resposta seja negativa, se desfaça do item. O princípio desta pergunta se dá, principalmente, pelo fato de que se nós queremos estar bem, então é natural que só permaneçamos com aquilo que nos traga felicidade. 

3. Organize por categorias, não por local
Quantas vezes a gente começa uma organização pelo quarto e deixamos os outros espaços da casa desorganizados? O ponto-chave aqui é: organize por categorias! Reúna, por exemplo, todas as suas roupas. Quando as vemos juntas tomamos consciência de quantas peças são necessárias ou não no nosso cotidiano. Faça isso com todos os outros itens: sapatos, livros, papéis, tupperwares, panelas, etc. Assim, você se desfaz definitivamente daquilo que não utiliza mais. 

Vale seguir a ordem de prioridades que Marie estabeleceu: roupas > livros > papelada > miscelâneas > itens de valor sentimental. Dessa maneira, quando chegar ao último tópico, você já estará preparado para desapegar. 

4. Colocando no lugar
Na hora de arrumar seus itens nos seus devidos lugares, divida apenas em duas seções: uso frequente e pouco usual. Assim fica mais fácil de manter aqueles que são de uso frequente à vista e, os outros, em local de fácil acesso para que possam ser lembrados para serem utilizados - quando necessário, ou na época ou estação corretas. 

5. Usou? Guardou!  
Não há efeito rebote se você torna o ato de organizar um hábito. Essa é a premissa de Marie. Para que sua casa não volte à desorganização, a regra é clara dos maiories aos menores itens: usou, guardou!

[Extra] Seja grato! 
Parece pequeno e bobo, mas é um dos tópicos que mais achei fofo do livro. Vai se desfazer de algum item? Agradeça a ele pela função que exerceu em sua vida e deixe que ele siga sua caminhada. A gratidão não só vai fazer bem a você por esse momento de prece, como também ao objeto que será energizado. 
Novidade: agora o blog tem página no facebook! Curte, compartilhe e acompanhe as publicações por lá @O Código Ella

0 comentários:

Postar um comentário