Filme: Do começo ao fim

Tema, direção, produção, personagens e atores... O que não encanta no cinema brasileiro? Poderíamos enumerar, nomear e debater a respeito, mas, afinal, nós mesmos não prestigiamos o que nos pertence e, infelizmente, nos contentamos em criticar. Diante de tal estereótipo, aos poucos, roteiristas e diretores vêm se esforçando e demonstrando real interesse no setor para que melhoras significativas sejam realizadas, sabendo que estão longe de igualar-se ao cinema exterior. Porém não impossível esse desejo tornar-se realidade.

Li e reli críticas antes de iniciar uma pequena resenha do que ocorre no filme “Do começo ao fim” e não pude deixar de notar que a grande maioria que viu o filme sentiu “falta de profundidade”, já que os temas abordados foram homossexualidade e incesto. Contudo a meu ver, trata-se com delicadeza como qualquer outra história de amor heterossexual ficcional. Será possível “conto de fada homossexual”? Esse filme é a prova disso.

Do começo ao fim” desmistifica o pré-conceito que muitas pessoas têm sobre o amor gay, quer dizer, mostra que não é preciso sexualizar toda relação humana. Os personagens passaram anos cultivando amor para que tal ato fosse consumado. Houve entrega total dos atores Rafael Cardoso (Thomás) e João Gabriel Vasconcellos (Francisco), porque quem assiste sente sutil cada gesto trocado um com o outro. Não há grandes conflitos, apenas os internos como o ciúme e a distância que pode abalar qualquer relação.

Desde os cenários à trilha melodramática ajudaram a construir essa história de amor. Não foi preciso aprofundar-se no assunto para que se transformasse em polêmico, o tema por si só já é. É que nós estamos acostumados com o apelo nacional exposto até nos filmes. E a proposta do filme é falar de amor, porque esse sim é uma linguagem universal...

Nota: ★★★★

Resolvi por não copiar a sinopse, porque iria ficar longa. E para primeira resenha como estou? rs
Beijo pra quem é de beijo.

9 comentários:

  1. Eu que gosto de falar de filmes (embora já faz tempo que não falo), achei que ficou muito bom.
    Eu sou uma pessoa que adora cinema e crítica o cinema brasileiro.. Mas acho que o mal não é são as produções brasileiras e sim o público, pois o público valoriza filmes que abordam violência, sexo, e isso vende. Mas filmes como esse que vc citou, são raros , ou melhor, não ganham destaque pois o público busca por tropa de elite, apenas.
    Eu tenho interesse me assisti-lo, gostei da resenha e acho que pelo tema, vale a pena.

    ResponderExcluir
  2. Está ótima a sua resenha, eu amei. Infelizmente ainda não vi o filme, mas vou tratar de assisti-lo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Arrasou, Bá! Eu também curti o filme, mas realmente os diretores deviam ter tacado pelo menos uma pedrinha no amor deles. E ai, o João Gabriel Vasconcellos me mata, que gato, que perfeito, que tudo S2 Rafael Cardoso é meu marido, desde TiTiTi. Hahahaha

    Beijo :* Amei mesmo sua resenha! Queremos mais!

    ResponderExcluir
  4. É mesmo... Por mais que tentemos pensar diferente, a gente sempre espera maiores problemas quando o assunto são relações homossexuais. Legal o filme abordar o amor e não o 'problema' do homossexualismo. É um ótima forma de quebrar um pouco o tal preconceito.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sua resenha. Pelo visto o filme aborda o homossexualismo de uma maneira mais natural, mostrando que eles também tem sentimentos e que não é pelo fato de serem do mesmo sexo que o amor não seja verdadeiro.

    ResponderExcluir
  6. HAHAHAHAHAH

    Barbara, como esse mundo é pequetucho! hdushdushduhs


    Sim,. é uma troca de banners, já está linkada lá!

    Beijos! ;*

    ResponderExcluir
  7. Você conseguiu falar um pouco do cinema em geral e do filme. Ainda não assisti. Confesso que estou sem tempo para cinema, mas o filme parece fugir do comum, e esse deveria ser o caminho a seguir do cinema brasileiro. Chega de retratar gays como estereótipos, como disse, está na hora de tratá-los como pessoas normais, e nada mais normal do que retratar o amor entre eles, sem apelos.

    ResponderExcluir
  8. Tem presente pra você lá no blog!

    Check!

    beijos! :)

    ResponderExcluir
  9. Comentando de novo: porque não existem Thomás e Franciscos lindos e maravilhosos assim na vida real? Fico de cara com essa injustiça. hahahahaha

    Beijo, Bá :*

    ResponderExcluir