Quando as palavras são dispensáveis

Estavam as três ali. Sabiam que tinham muito o quê falar, mas as palavras não surgiam. Sorriam umas pras outras, brincavam, riam, mas o que diziam tinha valor momentâneo, coisa de segundos. E tudo o que queriam dizer? E tudo que pensavam? Olhavam-se e sabiam o que dizer, mas não se compreendiam ao transformar pensamentos em palavras. Independente de tudo, era divertido estar ali, as três procurando palavras sem sucesso, iguais no fracasso da missão, diferentes no modo de tentar não fracassar. Ah, quem as visse devia achar graça. Eu achava, você acharia. Não falavam nada, mas dali sairiam como se dissessem tudo.
Talvez, as poucas palavras que passavam por suas mentes pudessem causar vergonha quando pronunciadas. Porque eram, de mais a mais, apenas três jovens com ânsia de liberdade para falar o que quisessem e com vontades tão intrínsecas que conseguiriam alvoroçar quem as ouvissem – de repudia a loucura. Afinal, as pessoas prezavam os bons modos e as conversas ao pé do ouvido para não causar burburinhos. E elas tampouco se importavam se causavam quando se pronunciavam.
Elas falavam no tom que bem lhes aprouvesse. Elas falavam do que bem queriam. Elas falavam porque sabiam que tinha o direito de falar o que pensavam, o que sentiam e queriam. Elas não se limitavam às regras, aos bons modos e toda essa babaquice do jogo social. Elas simplesmente honravam os seus ideias. Mas, naquela tarde, os ideais, os sentimentos, os pensamentos e todo o resto que se passavam dentro delas era um misto de coisas, uma confusão tão grande, que sequer conseguiam formar frases, concluir pensamentos e definir o que era o quê no interior de suas almas grandemente belas. Elas estavam crescendo? Era isso? Estavam mudando conceitos, abandonando preconceitos e adquirido novas sensações que não sabiam nem adjetivar? Ou a vida é mesmo assim? Num dia, fala-se muito, fala-se de tudo e tudo; noutro, cala-se e delicia-se nos prazeres do silêncio, da observação e da reflexão? Aquelas três moçoilas estavam quase crentes que era assim. Nem sempre falar é indispensável. Nem sempre fala-se com palavras. Naquela tarde, elas falavam com sorrisos e olhares cúmplices. Amanhã... As palavras viriam amanhã. Elas sabiam que viriam.
Esse texto foi escrito numa divertida brincadeira entre mim, Ferro e Seerig. O texto quase foi intitulado com "Garrafas vazias, garotas despidas", mas aí a sobriedade(?) de Ericona nos "helpou". Gostei demais da conta da parceria e espero em breve poder fazer outras e até com outros blogueiros, bem nessa loucura e descompromisso com nossa criatividade. Apesar dele não ter tema definido, ele diz tudo. (?)² Obrigada pelo incentivo, suas loucas!
Beijo pra quem é de beijo.

7 comentários:

  1. Olha só quem entrou no mundo das parcerias! HAHAHA

    Foi muito legal escrever contigo e a Seerig.

    O texto ficou bem a nossa cara.
    Amei!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Como disse, tu não devia agradecer, te levamos pro caminho obscuro da arte de escrever, vulgarizando tal ato ao realizá-lo via msn. Mas foi divertido. Ainda não acredito que vocês me deram trela, mas foi legal. Esperemos a próxima falta de assunto pra um repeteco.

    ;D

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!!
    Garotas, vocês estão de parabéns!!!
    Olha...
    Quero participar de uma parceria dessas um dia...
    Hehehe...

    Bjs

    P.S.: Senti falta daqui...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, eu adorei! Esse texto me lembrou demais o jeito Clarice Lispector de escrever. :D

    :*

    ResponderExcluir
  5. Claro que palavras NÂO são sempre essenciais! Às vezes me acontece de ficar meio enrvosa quando não acho assunto com certas pessoas. Tantas vezes nos esforçamos para falar qualquer coisa, quando só o silêncio preenche! É uma pena, um defeito, acho.

    ResponderExcluir
  6. Incrível como vocês conseguiram dizer tudo de forma tão simples, tão fácil de compreender e boa pra ler. Gostei demais dos desenhos e sentimentos... Afinal é mesmo assim, nem sempre a fala carece de palavras 'mencionadas com a voz' para acontecer... Existem 'n' maneiras de comunicação do corpo e acho todas elas lindas...

    Quanto ao texto, acho que sim, que ele diz tudo, ao meno tudo o que poderia dizer... Muito bom... Amei.

    Beijos Ba-bi e que venham MUITAS OUTRAS PARCERIAS.

    ResponderExcluir
  7. Adoro as brincadeiras da Ericona e da Ana, ficou melhor agora com a sua participação. Beijo

    ResponderExcluir